terça-feira, 7 de junho de 2011

A cor da roupa pode influenciar na nossa performance?


Tem dias que estamos super inspiradas. Tem dias que não. Tem dias que nosso show está pura energia. Tem dias que flutuamos no palco, noutros estamos mais pesadas. Tem dias que somos fadinhas, etéreas. Tem dias que somos leoas, molecas, ousadas, tímidas. Existem várias coisas que interferem no nosso humor de show. Pra mim, duas delas são as mais evidentes: a música que a gente dança e o astral do público, do ambiente. Mas será possível que a cor da roupa interfira no resultado final? Uma vez eu li alguma coisa sobre isso, mas não lembro onde. Então resolvi pesquisar e o que encontrei mais foram umas dicas de moda, mas também algumas explicações baseadas na cromoterapia e no significado das cores.

"A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados. A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis" (www.guiardioesdaluz.com.br).

Abaixo algumas cores e seus significados, retirado de uma matéria do caderno Donna (RBS):

Azul Vestir-se de azul sugere espiritualidade e ordem. As pessoas que usam essa cor refletem um desejo de paz e quietude, tranquilidade e até mesmo solidão. Essa cor não é ameaçadora, e o indivíduo que a utiliza por certo valoriza a lealdade e a honestidade.

Laranja É uma cor revigorante e estimulante. É indicada para pessoas que apresentam comportamento com traços corajosos e aventureiros, demonstrando entusiasmo e zelo em qualquer coisa que faça, mesmo que isso consuma suas energias. Quem usa essa cor é criativo e gosta de uma convivência harmoniosa, pois estimula a conversação e o senso de humor.

Vermelho É uma cor que expressa vigor, expansão e prontidão para avançar. Chama atenção e tende a atrair o olhar das pessoas. Indica ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. O vermelho pode indicar tendência a uma sexualidade vigorosa.

Amarelo É geralmente usada pelos intelectuais, estudiosos e pessoas que gostam de ocupar posições de autoridade e de controle. Ela estimula a receptividade e a atenção aos detalhes. Vestir-se de amarelo "atrai a luz". Essa é a cor mais associada com o sol e tende a gerar qualidades otimistas e positivas nas pessoas que a usam em suas roupas.

Verde É a cor do relaxamento. Ajuda a criar um ambiente equilibrado, suavizante e calmo. Simboliza harmonia e equilíbrio. Reflete pessoas que gostam do que é certo e justo e que preferem não se sobressair na multidão.

Marrom Está associada com terra e estabilidade. Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom é dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e amigos. A cor gera organização e constância.

Magenta Vestir roupas dessa cor gera sentimentos de suavidade, afetuosidade e docilidade. Ela estimula afeição e sentimentos como amor e compaixão. A pessoa que quer expressar sua sensualidade também tem preferência por esta cor.

Branco A roupa branca é associada à limpeza, à pureza e a inocência. É a cor do desprendimento. O branco reflete todas as cores e as pessoas que o utilizam nas roupas podem fazê-lo para se manter refrescadas sob o calor dos raios solares.

Azul-turquesa Ajuda a iluminar pensamentos e sentimentos, produzindo clareza em sua comunicação. Quem gosta de usar essa cor nas roupas quer ser visto como portador de jovialidade e vivacidade.

Violeta Gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e autoestima e estimula qualidades espirituais e criativas. É a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade.

Preto O preto é uma cor que nega a luz, e as pessoas que a usam nas roupas não permitem que ela seja absorvida. É usada por homens e mulheres de negócios, policiais e padres para refletir poder e autoridade. Aparenta mistério, tradição, responsabilidade e sexo.

E aqui as dicas que encontrei no site www.vivaitabira.com.br. São para o dia-a-dia, mas podemos aplicar à dança também, por que não?
Se você...
... é muito indeciso, use verde. Ele traz equilíbrio e é ótimo para pessoas que vivem tomando decisões precipitadas!
... é muito nervoso (principalmente em provas!), use azul! Ele acalma e traz paz de espírito...
... tem dificuldade para se concentrar, nunca abandone o amarelo. É uma cor que estimula a mente além de dar uma animada...
...quer chamar a atenção dele (a) em um encontro ou arrasar corações em geral, o vermelho é o que há! (é uma cor ousada e que se comunica muitobem com os olhos masculinos)... é baladeiro, encha o guarda-roupa com peças laranja! Ele desinibe e joga o medo longe, além de chamar a atenção...
...quer se dar bem em uma entrevista de emprego, use marrom. É uma cor que transmite segurança e maturidade. Nunca vá para balada com essa cor, não tem nada a ver...
... precisa impor respeito ou quer parecer misterioso ... vista um pretinho básico. Mas evite usá-lo em encontros românticos, é uma cor muito tensa e pode deixar você sério demais ... Ele é ideal para quando você quer ficar na sua...
... quer ser agradável e parecer bem light... abuse do branco, uma cor neutra que não causa muito impacto...
... quer parecer mais meigo e confiável, o rosa é ideal! Os homens quando vestem rosa, atraem bastante a atenção das mulheres.
... precisa de criatividade... A cor é o violeta, que aguça a inspiração e a imaginação.


E então... sempre tem aquela corzinha que a gente gosta mais! Será que tem a ver?

Um comentário: