sábado, 7 de maio de 2011

Sobre o Ctrl C + Ctrl V na dança

Passeando pelo mundo dos blogs, volta e meia encontro o tema do Ctrl C + Ctrl V nas coreografias de dança do ventre. Pessoas argumentando sobre como é feio copiar coreografias de bailarinas famosas, bailarinas dizendo que não basta fazer uma colagem de sequências coreográficas na música, que a bailarina precisa ter "alma", encontrar seu estilo e blá blá blá. Mas, gente, peraí? O que está acontecendo? O que leva uma criatura a copiar uma coreografia de alguém famoso de cabo a rabo? Que prazer existe em dançar isso? Não sei se eu estou louca, mas pra mim isso simplesmente não existe! Penso que um dos maiores prazeres de dançar é deixar-se fluir com a música, viajar nos sons... desfrutar o momento, que é único, portanto, difícil de ser pré-fabricado (ainda mais por outra pessoa!).
Sei lá, não me considero referência porque sou uma bailarina totalmente "kamikaze", que simplesmente não gosta de coreografar e só dança de improviso - a não ser em ocasiões especiais, como espetáculos de escola em que tudo tem que ser perfeito, onde há muita gente envolvida com o resultado geral e não me sinto no direito de deixar os outros à mercê das minhas pisadas de saia (porque é claro que tem vezes que o improviso fica uma porcaria).
Nada contra coreografias: nada contra a sua coreografia! Feita por você! Ou nada contra (pra quem acha bacana) contratar alguém para te coreografar... mas vá, copiar coreografia, ainda mais de gente famosa... pra mim isso não precisava nem ser discutido: simplesmente não existe!
Sei lá... é o que penso.

2 comentários:

  1. Pois é, amiga... É um assunto complicado... Como sou bailarina "kamikaze" tbm, como dizes, na hora em que me obrigo a fazer uma coreografia para minhas alunas ou até mesmo para dançar com outra colega, acabo me embananando... heheheheh... exatamente pela razão de ser 'só' bailarina-kamikaze e deixar fluir a coisa no momento... para eu coreografar alguma coisa demoro um século (obviamente, isso é uma questão de prática, de hábito tbm - no meu caso) e te digo que preciso assistir a videos para ativar meu lado "lerdo" do cérebro... :P Enfim... acho válido usar sequências prontas como inspiração ou gatilho pra deixar fluir (falo especificamente em tipos de pessoas como eu que tem certa dificuldade em montar corografias) e te digo que acho válido tbm copiar de videos que ensinam as coreografias como estudo e meio de inclusive aprender a coreografar.

    Mas tbm entendo perfeitamente o que queres dizer e concordo: mta gente copia por copiar, simplesmente por preguiça ou porque é coreografia de fulaninha famosa. Isso sim, acho um absurdo! Sem contar que tem muita gente que faz isso o tempo todo, não simplesmente como método de estudo... aí tbm acho o cúmulo da preguiça! E o cúmulo da cara-de-pau é copiar literalmente a coreografia da famosa lá do vídeo e levar isso a festivais!! :O

    Fora esses absurdos, acho essa questão muito relativa, dependendo do foco e da intenção tbm... ;)

    ResponderExcluir
  2. Concordo, maninha. Tem casos e casos. Como estudo acho válido tb, mas levar a festival, isso sim é uó. rsrsrs beijos

    ResponderExcluir